Actividades da Turma:
3°P - Contrato de leitura - Livros lidos ou em fase de leitura (a)
1.Adriana - Uma Av. nas Ilhas de C Verde - Ana M Magalhães e I Alçada // Os Cinco..... ??? (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros (teatro)
2.Alimatu - Antes de Começar - Almada Negreiros
3.A Beatriz D. - Antes de Começar - Almada Negreiros // Quem quer ser Bilionário? - Vikas Swarup // Diário da tua ausência - Margarida Rebelo Pinto // Onze minutos - Paulo Coelho
7.Bruno - Uma Aventura na Escola - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
8.Cristiano - Warcraft (a) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
9.Daniel B. - Minha primeira Bíblia ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros // // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
10.Daniel L. - A Mística do n° 10 - ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
11.Estefânia - Encantamento - Alice Hoffman // O Filho do Lobo - Jack London /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Felizmente há luar - Luís S Monteiro
12.Igor - Spiderman (BD) ??? /// Antes de Começar - Almada Negreiros
13.Inês M. - Lua de Joana - M Teresa M Gonzalez /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Muito para andar - Miley Cyrus // Maria: os segredos da irmã mais velha // Diário de um Vampiro banana (a)
14.Inês R. - Antes de Começar - Almada Negreiros
15.Isa - Antes de Começar - Almada Negreiros
16.Ivan - A Harpa Sagrada - ??? // O Principezinho - A S.Exupéry (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
18. João - Uma Aventura na Escola // Uma Aventura nos Açores - Ana M Magalhães e I Alçada /// Antes de Começar - Almada Negreiros
19.Mara - Sherlock Holmes - Arthur C. Doyle // Leandro Rei da Helíria - Alice Vieira // Feitiços - Apriline Pike // Witch - ilusões perdidas(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
20.Micaela - Feitiços - Apriline Pike /// Antes de Começar - Almada Negreiros // Ghostgirl - o regresso - Tonya Hurley (a) // Criaturas maravilhosas - Kami Garcia (a)
21.Miguel L. - Billy the Kid - Lucky Luke // Pateta faz história - ???/// Antes de Começar - Almada Negreiros
22.Nádia - Antes de Começar - Almada Negreiros
23.Pedro - Antes de Começar - Almada Negreiros
24.Rui - Uma Aventura na Cidade // Uma Aventura no Estádio // Uma Aventura em França - Ana M Magalhães e I Alçada(a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
25.Susana - Antes de Começar - Almada Negreiros
26. Tatiana - VIP Manicure - Ana Bola (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
27. Miguel C. - A Minha História – Liedson - ??? // 7 Como ser surfista - João Macedo /// Antes de Começar - Almada Negreiros // David Beckham - David B.
28. Carlos - Manual de Sobrevivência para Rapazes - Guy Campbell (a) /// Antes de Começar - Almada Negreiros
Nota:
1- Os alunos que estão a ler livros, mas não fazem parte desta lista do Contrato de Leitura, devem postar o livro e o autor que estão a ler na página LER e COMENTAR para se completar a lista
2- Como foi informado, a avaliação do 3°P terá em conta os livros lidos, os comentários / resumos / análises críticas / sínteses... feitos pelos alunos.
Maio 2011
TEATRO
MATÉRIA para o TESTE dia 1.06.11:
1- A matéria para o teste do dia 6 Junho sobre o Texto Dramático encontra-se resumida na página 225 do manual
2- Podes também consultar a matéria relativa ao Texto Dramático no link seguinte que se encontra na página Blogs e Sites do nosso Blog e reforçar a tua preparação com os exercícios práticos que nele se encontram:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
3- A avaliação terá ainda em consideração, entre outros factores, o trabalho individual e de grupo desenvolvido pelos alunos ao longo de todo o período
Nota: mostra aos teus EE estas informações para poderes ter acesso ao link acima referido
O TEXTO DRAMÁTICO:
1- No link 1 podes ver imagens da peça de teatro "Antes de começar", de Almada Negreiros
LINK 1:
https://www.youtube.com/watch?v=7NZhfXt5gTo
2- No link 2 podes ler o texto da peça de teatro "Falar Verdade a Mentir" , de Almeida Garrett
LINK 2:
https://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/teatro/backstage_files/pecas_escritas/Falar-Verdade-a-Mentir.pdf
Registo áudio de leitura dramatizada (TI/TP/TG)
9- Fazer o registo áudio de uma leitura dramatizadade através do VOCAROO com introdução de elementos sonoros, musicais e outros...
Expressão escrita - Transformação de um TN/outro em TD - (TI/TP/TG)
7- Escrever uma conversa entre dois objectos do quotidiano, sem esquecer de dar um título e de registar todos os elementos que fazem parte do texto dramático
8- Transformar um Texto Narrativo, Texto Lírico ou outro em texto dramático para apresentar à turma
Outras actividades:
18.05.11
Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
6- Leitura expressiva dos textos escritos dos alunos
16.05.11
Postar textos no blog / Leitura expressiva /dramatizada (TP/TG)
5- Escrever os textos no blog
5.1-Preparar a leitura expressiva e imaginar um cenário minimalista/virtual, para apresentar o sketch à turma
11.05.11
Expressão escrita - Criatividade: (TG)
4- Terminar o TP / TG da aula anterior e passar para o blog
9.05.11
Expressão escrita: (TP ou TG)
3- Leitura do texto dramático: "Como um raio de sol", de Erico Veríssimo
3.1- Imaginar um final diferente para este texto. Em alternativa, podes imaginar um desfecho diferente para o texto "Antes de Começar"
4.05.11
Compreensão do texto: (Trabalho individual - TI)
2- Depois da leitura, responde, com frases completas, às questões 1 a 8 sobre a compreensão do texto (pág. 223)
2.05.11
Leitura Expressiva: (Trabalho de Pares - TP)
1- Leitura expressiva do texto. (Um terceiro colega poderá ler apenas a didascália para as personagens saberem o que fazer durante a leitura, embora isso não seja necessário)
ACTIVIDADES propostas:
O TEXTO DRAMÁTICO - Análise dos textos - "Antes de começar" e "Como um raio de sol" (p.218-222 e 226-231)
26.04.11
APRENDER A GOSTAR DE TEATRO: "Antes de Começar", de Almada Negreiros
Aqui podes ouvir a peça de teatro: Antes de Começar, de Almada Negreiros
https://vocaroo.com/?media=vLWc5VvLSlt53kmgO&recipient=
8.04.11
TPC - para férias da Páscoa
Atenção: Só para voluntários !!!
1. Procurar a origem da palavra Páscoa
2. Tradições da Páscoa em Portugal e noutros países
3. Palavra Páscoa noutras línguas
4. Outras... originais
Bom Trabalho e Boa Páscoa !!!
TESTE dia 28.03.11
A matéria de estudo para o teste do dia 28 está nas páginas 181, 196 e 197
21.03.11
ANÁLISE POÉTICA:
Na aula do dia 14 analisámos o poema Árvores. Vamos agora analisar o poema Desejos vãos seguindo o mesmo esquema:
(Para responder consulta as páginas 181, 196 e 197 do manual)
Desejos Vãos
Eu queria ser o Mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!
Eu queria ser a Pedra que não pensa,
A pedra do caminho, rude e forte!
Eu queria ser o Sol, a luz intensa,
O bem do que é humilde e não tem sorte!
Eu queria ser a árvore tosca e densa
Que ri do mundo vão e até da morte!
Mas o Mar também chora de tristeza…
As árvores também, como quem reza,
Abrem, aos Céus, os braços, como um crente!
E o Sol altivo e forte, ao fim de um dia,
Tem lágrimas de sangue na agonia!
E as Pedras… essas… pisa-as toda a gente!…
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Identifica o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Quantas estrofes compõem o texto?
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
2.2. Como classificas o poema quanto à forma que apresenta, isto é, quanto ao número total de versos?
(Consulta as páginas 196 e 197 do manual para respnder às perguntas seguintes)
3. Classifica o tipo de rima nas duas quadras.
3.1. Elabora o esquema rimático do poema.
4. Escreve de novo a primeira quadra e divide os versos nas suas sílabas métricas. (Não esqueças que as sílabas métricas não são a mesma coisa que sílabas gramaticais. As métricas são as que ouvimos quando recitamos um poema e só se contam até à última sílaba tónica)
4.1. Classifica os versos quanto à natureza das sílabas métricas
Conteúdo, tema e sentimentos:
5. Qual é o título do poema?
6. Identifica também o tema. (Atenção: tema é diferente de título, mas pode haver alguma aproximação entre ambos)
7. Que relação existe entre o sujeito poético e a natureza?
7.1. Será que o sujeito poético consegue realizar os seus desejos? Porquê?
8. Enumera os sentimentos que o sujeito poético experimenta neste texto.
8.1. Que sentimento(s) te (a ti) transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. O texto é muito rico em recursos estilísticos. Identifica algumas figuras de estilo presentes no texto. (Consulta a pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
10.2. Que palavra separa cada uma das partes? Como classificas morfologicamente essa palavra?
14.3.11
20 de Março é o Dia Mundial da Poesia.
A melhor forma de o celebrar é compreender e aprender a gostar da poesia, lendo textos poéticos.
A poesia é um palácio encantado, com portas e janelas fechadas onde é proíbido entrar e que, por isso, apenas olhamos do lado de fora.
Vamos entrar nesse palácio e ousemos abrir portas e janelas, para que a luz entre nele e nos deixe ver e compreender a alma que o habita.
ACTIVIDADE dia 14.03.11:
Vamos então analisar o texto Àrvores com base em 10 questões.
Primeiro, lê pelo menos 3 vezes o poema seguinte e responde às questões, com base nas informações das páginas 181, 196, 197 do teu manual:
Árvores
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
(Sophia de Mello Breyner Andresen)
Responde com frases completas:
Autoria:
1. Quem é o autor do texto?
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
2.1. Quantas estrofes o compõem?
2.2. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
4. Identifica também o tema.
5. A quem se dirige o sujeito poético?
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
Estilo e linguagem:
9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
10.1. Identifica cada uma delas.
3.03.11
TPC para dia 14.03.11
No dia 21 de Março festeja-se o dia mundial da árvore. A Biblioteca da nossa escola convidou uma turma de jovens com mais de 65 anos a assistir a uma sessão de leitura feita por nós na Biblioteca, às 10H00, sobre o tema da árvore.
Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore
A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.
A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913.
Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.
Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.
Fonte: ICN (https://www.icn.pt/).
1. TPC - para apresentar no dia 14.03 (segunda-feira):
1. Pesquisar na internet histórias / contos tradicionais sobre o tema da árvore como por exemplo: A Abóbora e a bolota / O Salgueiro e a abóbora, etc, e alguns poemas sobre o mesmo tema, para lermos aos convidados.
1.1. Podem enviar as histórias ( de preferência curtas) para esta página - ACTIVIDADES, indicando sempre o autor (se tiver), as fontes da pesquisa e a data em que foi feita a pesquisa.
1.2. Será feita uma selecção de duas ou três histórias para ler no dia 21 às 10H00.
Nota: Leiam as histórias e os poemas antes de enviar para o blog, para poderem falar sobre eles na aula e corrijam o português se necessário.
2. Como já sabem, estas são as páginas muito importantes para estudar para o próximo teste sobre poesia dia 28 de Março:
2.1. Figuras de estilo: pág 181
2.2. Conceitos sobre a poesia: pág. 196 e 197
Nota: já sabem que podem completar o vosso estudo com a pesquisa no nosso blog de sites e de vídeos com as figuras de estilo e conceitos sobre a poesia. Se tiverem dúvidas podem enviar-me um email ou contactar através desta página do blog.
Bom Carnaval a todos!!!!
27.02.11
A pedido da Mara, aqui fica o poema de Florbela Espanca que ouvimos cantar por Nuno Guerreiro, na aula do dia 23.02.
Vejam também novos videos de poesia em página principal e vídeos
TPC para dia 28.02.11
1. Preparar uma leitura expressiva do poema até sentir a mensagem invadir o leitor
2. O poema é para ser lido na aula por alunos voluntários como se fosse um concurso de leitura, acompanhado por uma música
2.1. Por isso, se queres participar na leitura expressiva, inscreve-te na página Actividades e escolhe a tua música. Basta escrever que queres participar.
Nota: este TPC não é obrigatório
Amar
Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui...além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!
Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!
Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!
E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...
TPC para dia 21.02.2011
Tema: a natureza
Actividade: Escrever um poema original e ilustrar
ou transcrever um poema de autor que foque a natureza e ilustrar
- Trazer para a aula do dia 21 o texto ilustrado
- Enviar para esta página o texto escrito ou escolhido
13.02.2011
TPC para dia 14.02.2011
1. Vê o PP que te foi enviado por email como quem saboreia algo de belo e intenso.
2. No final, escreve nesta página do blog (ACTIVIDADES) a sensação que o PP deixou em ti.
Aqui fica a minha impressão: "Os livros são amigos inseparáveis com quem é bom falar"
2.02.11
1° TESTE - 2°P Dia: 7.02.2011
Preparação do 1° Teste do 2°P:
1. Caderno do aluno páginas:
32: Conjunções; 33: Subordinação; 36, 37, 38: Análise sintáctica
2. Livro Plural páginas:
84:Acção; 94: Resumo; 106: Narrador; 116: Retrato; 124: Personagens; 143: Tempo e Espaço; 160: Categorias da Narrativa; 181: Figuras de estilo
3. Ver também o link que consultámos na aula de 2.02 para exercícios práticos de Gramática:
https://sites.google.com/site/lphotpotatoes/
4. Para mais exercícios práticos de Gramática ver também o link:
https://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp//index_lp.htm
Nota: neste segundo link ver
na secção LER: O Texto Narrativo e Elementos da narrativa
na secção GRAMÁTICA: Conjunções e Sintaxe
Algumas actividades de Janeiro 2011:
N° / Nome |
Coment livro 1° P |
Apres PP
5.01 |
Selec.
livro
2° P 10.01 |
TPC
Text
p. 90 17.01 |
Narrativa
ab / fech
p. 90 17.01 |
Biog
A. livro
2° P 19.01 |
TPC Text "Ripas" 24.01 |
TG
Quest
“Ripas” 26.01 |
Balanço
1ºP 31.01 |
1.Adriana |
09.01 |
2.02 |
24.01 |
7.02 |
31.01 |
31.01 |
31.01 |
31.01 ( 6,7) |
31.01 |
2.Alimatu |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
|
|
7.02 |
21.01 |
2.02 (7) |
31.01 |
3.Ana D. |
23.01 |
05.01 |
21.01 |
15.01 |
|
|
23.01 |
26.01 |
2.02 |
4.André |
9.02 |
05.01 |
7.02 |
|
|
|
|
26.01(7) |
31.01 |
5.Beatriz M. |
8.11 |
05.01 |
19.01 |
14.01 |
17.01 |
2.02 |
20.01 |
26.01 |
31.01 |
6.Bernardo |
3.11 |
05.01 |
12.01 |
16.01 |
1.02 |
|
|
30.01 |
31.01 |
7.Bruno |
23.01 |
12.01 |
09.01 |
16.01 |
17.01 |
|
19.01 |
26.01 |
31.01 |
8.Cristiano |
06.01 |
05.01 |
11.01 |
|
|
|
|
26.02 (6 e 7 1 l) |
7.02 |
9.Daniel B. |
23.11 |
2.02 |
11.01 |
1.02 |
1.02 |
7.02 |
1.02 |
1.02 |
|
10.Daniel L. |
2.02 |
05.01 |
19.01 |
2.02 |
17.01 |
2.02 |
25.01 |
26.02 |
31.01 |
11.Estefânia |
8.11 |
05.01 |
10.01 4.02 |
16.01 |
17.01 |
19.01 |
20.01 |
27.01 |
31.01 |
12.Igor |
|
05.01 |
|
|
|
|
|
26.01 (6 e 7 1 l) |
31.01 |
13.Inês M. |
11.11 |
05.01 |
09.01 |
16.01 |
|
25.01 |
22.01 |
26.01 (6, 7) |
8.02 |
14.Inês R. |
22.11 |
05.01 |
17.01 24.01 |
|
|
|
|
26.01 |
31.01 |
15.Isa |
06.01 |
2.02 |
10.01 |
1.02 |
1.02 |
|
23.01 |
1.02 |
31.01 |
16.Ivan |
ok |
12.01 |
19.01 |
7.02 |
17.01 |
|
7.02 |
26.01 (6,7) |
31.01 |
18. João |
25.01 |
12.01 |
25.01 |
RESPONDER:
texto
Miguel Morgado | 14-03-2011
Venho por este meio,
Uma coisa anunciar,
Hoje é dia da árvore
Pois o vou celebrar.
O oxigénio
As árvores nos dão,
Sombra e alimento
E madeira para o chão,
E servem para aquecimento.
Dão-nos os seus ramos,
Para fazer livros ,
Com o seu tronco escrevemos na escola,
Quando acabo de fazer os trabalhos
Meto-os na sacola.
Vamos fazer uma campanha,
Com cartazes e canções,
Para que todos as protejam
Das más condições.
No dia da árvore
Podemos aprender
Que é muito importante
A natureza proteger!!!
FONTE:dia da ávore
Re:texto
Prof | 14-03-2011
Miguel, parabéns pela selecção do poema.
verifica se a Fonte é "dia da árvore" ou outra. Não há um link?
trabalho
BernardoF, RuiFilipe e Lapinha | 14-03-2011
1. A autora do poema é Sophia de Mello Breyner Andersen.
2. O poema apresenta uma mancha uniforme e regular sobre a folha, terminando com um ponto de interrogação.
2.1. O poema é composto por uma só estrofe.
2.2. Não conheço a denominação precisa para esse tipo de estrofe.
3. O título é: ‘Árvores’.
4. Este poema fala de árvores.
5. O sujeito poético dirige-se á natureza.
6. O sujeito poético vê que, por causa da poluição e dos maus tratos provocados pelos seres humanos, a natureza está em constante transformação.
7. O sujeito poético exprime o sentimento de tristeza, por causa das palavras tristes referidas no poema.
8. Um sentimento de tristeza, porque os seres humanos estão a destruir o nosso mundo.
9. O texto apresenta personificação, repetição, hipérbole e metáfora.
10. O texto pode se dividir em 2 partes
11. 1ª parte:
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
2ª parte:
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Texto - As Árvores
Alimatú Jalló e Nádia Costa | 14-03-2011
1 – O autor deste texto é Sophia de Mello Breyner Andresen .
2 – O poema , apresenta uma mancha uniforme e regular e acaba num ponto de interrogação .
2.1 – É só uma estrofe .
2.2 – Considera-se como sextilha .
3 – Árvores .
4 – O tema é as Árvores .
5 – O sujeito poético dirige-se às árvores.
6 – Vê a Natureza como o inferno , porque os seres humanos estão a destruir a Terra .
7 – O sujeito poético exprime sentimentos de tristeza .
8 – Um sentimento de tristeza , pois , os seres humanos estão a destruir a nossa ‘casa’ , o nosso ponto de abrigo .
9 – Metáfora, Hipérbole, Repetição e Personificação .
10 – O texto se pode dividir em 2 partes.
11 – 1ª parte
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
2ª parte
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
actividade do poema
estefania/ines/susana | 14-03-2011
Autoria:
1.A autora do poema é Sophia de Mello Breyner Andresen.
Estrutura formal
2. É UMA mancha gráfica sempre com o mesmo comprimento.
2. O poema é composto por uma estrofe.
2.1. é uma seixtilha
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. O titulo é "Árvores".
4. o tema da poesia é a árvore.
5.o sujeito poético dirige-se a uma árvore.
6. o sujeito poetico ve a natureza negra.
7.o sujeito poético experime o despreso que aquela árvore tinha.
8.o sentimento que se transmite na leitura do poema é
Estilo e linguagem:
9. No texto poetico há repetição,metáfora,personificação.
Organização do texto:
9. O texto divide-se em duas partes.
10.
1ªÁrvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
Que adeus é este adeus que me despede
2ªE este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Aula 83. 84.
Carlos serra e daniel lourenço | 14-03-2011
Autoria:
1.A autora do texto é a Sophia de Mello Brayner.
Estrutura Formal:
2 Essa mancha negra chama-se poema.
2. 1 Estrofe o compoē.
2.1 É uma sextilha.
Conteúdo, tema e sentimentos:
3.O título do texto é árvores.
4. Tema da despedida.
Respostas
Beatriz Mindi | 14-03-2011
Respostas:
Autoria: 1. Quem é o autor do texto?
A autora do texto é Sophia de Mello Breyner Andresen
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
O texto classifica-se em estrofes (é um poema).
2. Quantas estrofes o compõem?
O Poema compõe-se de 1 estrofe.
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
A estrofe é composta por seis versos - é uma sextilha.
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
O título do texto é Árvores.
4. Identifica também o tema. O tema é da Árvore (tema da despedida, saúdade)
5. A quem se dirige o sujeito poético?
O sujeito poético dirige-se á Natureza.
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
O sujeito poético vê a Natureza de uma forma triste.
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
O sujeito poético apresenta o sentimento de tristeza.
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
Tristeza
Estilo e linguagem: 9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
As figuras de estilo presentes no texto são: Repetição, Aliteração, Metáfora, Personificação. (era preciso dar exemplos do texto)
Organização do texto:
9. Em quantas partes se pode dividir o texto?
O texto pode-se dividir em duas partes.
10. Identifica cada uma delas.
1a:
Árvores negras que falais ao meu ouvido,
Folhas que não dormis, cheias de febre,
2a:
Que adeus é este adeus que me despede
E este pedido sem fim que o vento perde
E esta voz que implora, implora sempre
Sem que ninguém lhe tenha respondido?
Actividader
Bruno'P, Joao'G , Ivan'C | 14-03-2011
Autoria: 1.
Quem é o autor do texto?
R : A autora do texto é Sophia de Mello Breyner Andresen
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
R: abba (isto é o esquema rimático - rever as páginas de estudo)
2. Quantas estrofes o compõem?
R: 6 estrofes (6 versos, mas apenas uma estrofe)
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
R: sextilha
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
Arvores
4. Identifica também o tema.
Arvores (tema da despedida de juma natureza que sofre)
5. A quem se dirige o sujeito poético?
A natureza
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
R: ve a natureza como se ela fosse negra (porque está sofrendo)
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
R: os sentimentos que o sujeito poético exprime são sentimentos de solidão, (dor, sofrimento, saúdade)
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
R: Transmite-nos o sentimento de tristeza e de amargura
Estilo e linguagem:
9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
R: as figuras de estilo são: metafora, personificação e exagero (era preciso dar exemplos para justificar)
Organização do texto:
9. Em quantas partes se pode dividir o texto?
R: 6 partes (2 partes)
10. Identifica cada uma delas.
R: Sao todas as estrofes (1a- as duas primeiras estrofes; 2a parte: as restantes)
trabalho da aula
Cristiano,André,Igor | 14-03-2011
1-Autoria:
1. Quem é o autor do texto?
É a Sophia de Mello Breyner Andresen.
Estrutura formal:
2. Como classificas o texto quanto à forma (mancha gráfica) que apresenta?
É um poema.
2. Quantas estrofes o compõem?
É constituída por uma estrofe.
2.1. Como classificas a(s) estrofe(s) quanto ao número de versos?
É uma sextilha.
Conteúdo, tema e sentimentos:
3. Identifica o título.
“Árvores”
4. Identifica também o tema.
O dia da árvore. (A dor do sujeito poético face ao abandono e desprezo pela natureza por parte do homem)
5. A quem se dirige o sujeito poético?
Ás árvores.
6. Como é que o sujeito poético vê a natureza?
Como um deus, (Como alguém que sofre...) .
7. Descreve os sentimentos que o sujeito poético experimenta no momento.
Amor, carinho. (Sofrimento, dor, angústia, saúdade)
8. Que sentimento(s) te transmite a leitura do poema?
Sentimentos carinhosos
Estilo e linguagem:
9. Identifica as figuras de estilo presentes no texto. (Pág 181 do manual)
Metáforas e personificações. (Era preciso identificar com exemplos do texto)
Organização do texto:
10. Em quantas partes se pode dividir o texto?
Em 2 partes
10.1. Identifica cada uma delas.
As 2 em personificação. 1a parte - os dois primeiros versos; 2a parte - os restantes)
Arvores
DANIEL E PEDRO | 14-03-2011
Eu espero, sim, que essas árvores cresçam. Adormeço com elas todas as noites, embalado pela sua sombra. Lembro-as de memória, sobre a relva verde. Lembro as suas folhas, caindo de noite. Mesmo as que ainda não vi, eu espero que cresçam, que me esperem, que me abriguem nesse dia em que mais precisarei delas, ouvindo o ruído do mar não muito longe. Tenho, a cada minuto, saudades dessas árvores.